Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2021), mestrado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Artes e Comunicação, atuando junto ao Bacharelado em Imagem e Som, ao Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas. Entre 2012 e 2013 trabalhou como assistente de produção na empresa iMax Games, trabalhando na equipe de desenvolvimento de jogos digitais para instalações e dispositivos móveis. Tem experiência na área de Comunicação e Transmídia, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos digitais, design, animação, imersão, televisão e interatividade. Também é editor executivo da Revista GEMInIS, membro do GEMInIS - Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, e do OBITEL - Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva.
Pesquisador Pós-Doutorado (biênio 2024~2026) no Departamento de Artes e Cultura (DAC-UFSCar) com o estudo de modders, modding e mod e a cultura participativa em TES V: Skyrim junto ao grupo ExLudens (Entretenimento e Experiências Lúdicas Mediadas). Editor-assistente da Revista GEMInIS. Diretor executivo do Podcast Mexendo com a Língua. Docente colaborador do PPGL-UFSCar. Doutor em Linguística (PPGL-UFSCar) com o tema de descrição formal de diretividade em português brasileiro sob a perspectiva da Semântica formal. Cartografia sintática e Pragmática. Pesquisador do GeSER - Grupo de estudos formais em Sintaxe, Semântica e Pragmática. Graduado em Licenciatura em Letras Português-Espanhol pela UFSCar (2011~2015) e Mestre em Linguística pelo PPGL-UFSCar (2117~2019). Intercambista bolsa Santander (2015) com destino à Málaga, Espanha. Experiência docente desde 2012, com ênfase em Redação para vestibulares e Língua Espanhola.
Jornalista, documentarista e pesquisadora de Comunicação com ênfase em Plataformização da Cultura, Economia da Atenção e Cidania Digital. Especializada na criação e desenvolvimento de conteúdos e produtos audiovisuais para produtoras, agências de comunicação, redes de TV e internet. Possui experiência em direção, roteiro, storytelling, edição e coordenação de conteúdo. Pesquisa de pós-doutorado em Comunicação, com foco em Economia da Atenção e Plataformização da Cultura pela UFSCar (2023). Ph.D. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP (2018). Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP (2013). Experiência docente do curso de Jornalismo Social e Comunitário da Universidade FIAM-FAAM/SP (2014) . Título de Master of Arts/MA em Cinema e Vídeo Independente pela Universidade de Londres em 1994. Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1985.
Currículo Lattes / Orcid / Google Scholar / Research ID / Portfólio
Pós-doutora em Comunicação e Artes pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente titular no programa de Mestrado em Desenvolvimento regional/Uni-Facef),Líder do grupo de pesquisa TransLEd “ Comunicação, Letramentos transmídia e educação “ e pesquisadora no Grupo de Estudos Geminis- UFSCAR e do GT semiotica Anpool e da Abes. Atua nas áreas de comunicação transmídia -Letramentos transmídia – plataformização da cultura- multiplataformas- audiovisual - formação profissional- processos de ensino e aprendizagem.
Mestrando em Produção de Conteúdo Multiplataforma pela Universidade Federal de São Carlos, graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (2013) e com especialização em Planejamento Estratégico e Branded Content pelo SENAC (2018). Atua como especialista em marketing digital, com experiência em criação de campanhas, SEO, estratégias de comunicação online e desenvolvimento web. Seu foco de pesquisa envolve a integração entre conteúdo, tecnologia e narrativas digitais para potencializar estratégias de comunicação multiplataforma no contexto de ativismo social.
Nascida em Poços de Caldas, Minas Gerais, me mudei para o estado de São Paulo para cursar o Bacharelado em Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus de São Carlos. Desde a adolescência estudei artes cênicas e busquei saber mais sobre comunicação, cinema, dança e teatro. Trabalho atualmente na produção cultural, na produção geral e executiva audiovisual, na fotografia e edição de vídeos e imagens, além de atuar como voluntária na Companhia de Dança CAASO. Tenho interesse nas áreas de Comunicação Visual, Cinema, Televisão, Artes Cênicas e Linguagens, já tendo publicado dois textos nesses campos. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) na área de Comunicação.
Graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos. Concluiu o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Desenvolve pesquisas na área da Comunicação, com foco em influenciadores digitais e na construção da persona como produto em plataformas digitais. Atuou como montadora no projeto “Leituras! Versos que abrem caminhos”, contemplado pela Lei Aldir Blanc em 2021. Possui experiência em edição e montagem audiovisual, atuando profissionalmente desde 2020 na produção de conteúdos para diferentes mídias digitais.