Líder: Dario de Souza Mesquita Júnior (PPGPCM/UFSCar)
Vice-Líder: Yan Masetto Nicolai (PPGPCM/UFSCar)
Tomando como base a consolidação da convergência entre comunicação, cultura e tecnologia, o grupo de pesquisa Entretenimento e Experiências Lúdicas Mediadas - ex.ludens propõe ser um espaço de reflexão e debate sobre as atuais formas participativas e de entretenimento mediadas por mídias e plataformas digitais, que emergem em um cenário de produção multiplataforma.
O grupo é voltado a investigadores interessados em desenvolver pesquisas básicas e aplicadas que interseccionam temáticas como entretenimento e cultura participativa, mídia e processos de plataformização da cultura, mobilizações sociais e ativismo transmídia, plataformas de comunicação pública e imaginação cidadã, videogames e modificações, design e projetos multiplataformas, etc. Desse modo, objetiva-se analisar estratégias de desenvolvimento e práticas de entretenimento e experiências lúdicas mediadas por multiplataformas, em diferentes contextos sociais e culturais.
Pretende-se também abrigar investigações sobre como as mídias sociais e a inteligência artificial influenciam as práticas de lazer e engajamento cidadão na sociedade, por exemplo, bem como explorar as potencialidades e os desafios do uso de tecnologias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, na criação de experiências lúdicas e narrativas inovadoras.
O grupo acolhe trabalhos que abordem as temáticas propostas a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, como: estudos de recepção e participação do público em experiências lúdicas e narrativas multiplataforma; análise de conteúdo e formatos de jogos e outras produções audiovisuais; investigação do impacto social, cultural e político das tecnologias digitais no entretenimento.
Para tanto, são propostas duas linhas de pesquisa iniciais, com a possibilidade de criação de novos eixos temáticos:
LINHA 1 - Práticas Sociais, Linguagens e Experiências Estéticas
Esta linha investiga as dimensões socioculturais, comunicacionais e estéticas do entretenimento e das experiências lúdicas mediadas. Foca, por exemplo, nas práticas sociais de apropriação e participação do público, nas linguagens emergentes em narrativas audiovisuais e videogames, e nas experiências estéticas proporcionadas pela cultura participativa, pelo ativismo transmídia e pelo uso de tecnologias como IA e realidades imersivas no engajamento cidadão e no lazer.
LINHA 2 - Design e Projetificação Multiplataforma
Dedicada ao estudo e desenvolvimento do design e da projetificação de experiências de entretenimento e vivências lúdicas em ambientes multiplataforma. Abrange desde as estratégias de concepção e desenvolvimento de práticas transmídia, videogames e outras produções audiovisuais, até a análise de formatos interativos e o potencial de tecnologias emergentes (IA, VR/AR) na criação de experiências e narrativas inovadoras.